Mudanças entre as edições de "Nível A de acessibilidade"

De Basef
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 19: Linha 19:
  
 
* Só vídeo pré-gravado: É fornecida uma versão alternativa em multimédia dinâmica ou uma pista de áudio, que apresenta informação equivalente para o conteúdo só de vídeo pré-gravado.
 
* Só vídeo pré-gravado: É fornecida uma versão alternativa em multimédia dinâmica ou uma pista de áudio, que apresenta informação equivalente para o conteúdo só de vídeo pré-gravado.
 +
 +
 +
'''1.2.2 Legendas (pré-gravadas)''': São fornecidas legendas para todo o conteúdo áudio |pré-gravado presente no conteúdo multimédia sincronizado, exceto quando o conteúdo multimédia for um alternativo ao texto, apresentando-se assim claramente identificado como tal. (Nível A)
 +
 +
  
 
[[Category: Acessibility]]
 
[[Category: Acessibility]]

Edição das 10h45min de 19 de janeiro de 2018

1.1.1 Conteúdo Não Textual: Todo o conteúdo não textual que é apresentado ao utilizador tem uma alternativa textual que serve uma função equivalente, exceto nas situações indicadas abaixo. (Nível A)

  • Controlos, Inserção de dados: Se o conteúdo não textual for um controlo ou permitir a inserção de dados por parte do utilizador, então deve ter um nome que descreva a sua função. (Para obter os requisitos adicionais para controlos e conteúdo que permitem inserção de dados por parte do utilizador, consulte a Diretriz 4.1)
  • Conteúdo em Multimédia Dinâmica ou Temporal: Se o conteúdo não textual for um conteúdo em multimédia dinâmica, então as alternativas em texto devem fornecer, no mínimo, uma identificação descritiva do conteúdo não textual. (Para obter os requisitos adicionais para multimédia, consulte a Diretriz 1.2)
  • Teste: Se o conteúdo não textual for um teste ou um exercício, que se pode tornar inválido se for apresentado em texto, então as alternativas em texto devem fornecer, no mínimo, uma identificação descritiva do conteúdo não textual.
  • Experiência Sensorial: Se o objetivo do conteúdo não textual for, essencialmente, a criação de uma experiência sensorial específica, então as alternativas em texto devem fornecer, no mínimo, uma identificação descritiva do conteúdo não textual.
  • CAPTCHA: Se o objetivo do conteúdo não textual for obter a confirmação de que o conteúdo está a ser acedido por uma pessoa e não por um computador, então devem ser fornecidas alternativas em texto para identificar e descrever a finalidade do conteúdo não textual. Nesse caso as formas alternativas do CAPTCHA, que utilizam modos de saída para diferentes tipos de perceção sensorial, devem ser apresentadas de forma a responder a diferentes tipos de incapacidades.
  • Decoração, Formatação, Invisível: Se o conteúdo não textual for meramente decorativo, se for utilizado apenas para formatação visual ou se não for apresentado aos utilizadores, então deve ser implementado de forma a poder ser ignorado pela tecnologia de apoio.


1.2.1 Conteúdo só de áudio e só de vídeo (pré-gravado): Para conteúdo de tipo média composto só de áudio |pré-gravado e só vídeo |pré-gravado, são aplicáveis as seguintes regras, exceto quando o áudio ou o vídeo é um conteúdo multimédia alternativo ao conteúdo textual e está assim claramente identificado como tal (Nível A).

  • Só áudio pré-gravado: É fornecida uma versão alternativa em multimédia dinâmica, que apresenta informação equivalente para o conteúdo composto só de áudio pré-gravado.
  • Só vídeo pré-gravado: É fornecida uma versão alternativa em multimédia dinâmica ou uma pista de áudio, que apresenta informação equivalente para o conteúdo só de vídeo pré-gravado.


1.2.2 Legendas (pré-gravadas): São fornecidas legendas para todo o conteúdo áudio |pré-gravado presente no conteúdo multimédia sincronizado, exceto quando o conteúdo multimédia for um alternativo ao texto, apresentando-se assim claramente identificado como tal. (Nível A)