Sistema de arquitetura distribuído

Categoria: Oracle
Publicado em 18 de Julho de 2013

Em um ambiente de instância única, uma instância acessa um banco de dados. Em um ambiente distribuído, há várias possibilidades de agrupamento de instâncias e banco de dados. Elas são:

Real Application Clusters (RAC)

Múltiplas instâncias trabalham com um único banco de dados. Se uma instância de banco de dados cair, o banco de dados continuará acessível através de uma outra instância rodando em outro servidor. Sessões realizadas sobre a instância que falhou são assumidas por instâncias sobreviventes de forma transparente para o usuário final.

Escalabilidade é obtida com a possibilidade de adicionar novas instâncias, rodando em máquinas diferentes. As instâncias serão adicionadas de forma automática, sem que o usuário final perceba.


Streams

Múltiplos servidores Oracle propagam transações entre sí. A sincronização dos servidores se dará de forma automática.

No modo de operação bidirecional, ideal para tolerância de falhas, todas as alterações feitas em qualquer servidor será propagado em tempo real ou próximo para os outros servidores. Se um servidor cair, o trabalho continuará sendo executado em algum dos servidores disponíveis.

No modo de operação unidirecional, as alterações feitas sobre um servidor serão propagadas para outro banco de dados, mas não o contrário. Este modo alternativo de funcionamento é mais adequado para data warehouses.


Data guard

Um banco de dados principal atualiza um ou mais banco de dados do tipo standby, que ficam na retaguarda. As transações são executadas sobre o banco de dados principal e um ou mais banco de dados na retaguarda são utilizados para tolerância de falhas ou para processamento de queries. 

É classificado como standby físico para o caso de tolerância de falhas. Neste caso, os bancos de dados da retaguarda são byte-a-byte idênticos ao banco de dados principal. As mudanças realizadas no banco de dados principal são propagadas em forma de redo records, e aplicados como se uma restauração de backup estivesse sendo realizada.

É classificado como standby lógico para o caso de processamento de queries. Neste caso, contém os mesmos dados que o banco de dados principal, mas possivelmente com diferentes estruturas de dados. O banco de dados principal irá possuir estrutura de dados otimizada para processamento de transações. O standby lógico estará otimizado para processamento do tipo data warehouse.

Em ambos os casos, a propagação das mudanças se dará utilizando o mecanismo distribuído Stream.

 

Copyright © Fernando Hidemi Uchiyama 2010 - Todos os direitos reservados