Experiência do usuário na Web

Categoria: Usabilidade
Publicado em 13 de Novembro de 2010
  • Você tem menos de dois minutos para se comunicar na primeira vez em que um potencial cliente visita seu Website. Cada página deve justificar sua importância quando chamada. Se uma página não fizer isso imediatamente e de maneira clara, eles vão para outros sites. A maioria deles nem mesmo se dá o trabalho de usar o scroll para ver o que ela contém.
  • Em média, nossos usuários gastaram 1 minuto e 49 segundos visitando um Website antes de decidir abandoná-lo e partir para um outro. No site final que eles visitaram ao trabalhar em uma tarefa, eles garataram uma média de 3 minutos e 49 segundos.
  • Usuários da Web são extremamente impacientes: no nosso estudo eles gastaram uma média de 27 segundos em cada páginas da Web. Por que essa pressa? Porque há uma porção de coisas inúteis na Internet.
  • As quatro coisas mais importantes que uma página precisa comunicar aos usuários nos trinta segundos que eles gastam na página: 1) O site a que eles chegaram; 2) Os benefícios que o site oferece; 3) Algo sobre o site e seus produtos/serviços mais recentes ou novos desenvolvimentos; 4) As opções para os usuários e como chegar à seção mais relevante para eles.
  • Como os usuários escolhem os sites com base nas suas experiências anteriores com eles, os sites com alta usabilidade têm melhor chance de serem selecionados. A esperança de um site de atrair novos clientes depende da facilidade de uso durante uma importante visita inicial.
  • Não tente forçar usuários a entrarem pela homepage (Wikipédia).
  • Oriente o usuário quanto ao restante do site. Se o site tiver uma arquitetura hierárquica de informações, a melhor maneira de fazer isso normalmente é uma "breadcrumb trail" (caminho do rato).
  • No nosso teste, os usuários visitaram primeiro a homepage de um site 40% das vezes. Considerando o fato de que a maioria dos sites da Web contém milhares de páginas, isso significa que a homepage, desproporcionalmente, recebe mais visitas. Além disso, os usuários em geralmente visitam a homepage quando querer ter uma idéia geral da finalidade de um site, mesmo se eles entraram em uma página interna. Protanto, certamente é uma boa idéia prestar mais atenção à usabilidade da homepage.
 

Copyright © Fernando Hidemi Uchiyama 2010 - Todos os direitos reservados