Links profundos

Categoria: Usabilidade
Publicado em 13 de Novembro de 2010

Nas páginas internas, o estudo mostrou que os usuários gastam em média 55 segundos, o que mostra a vantagem de utilização de links profundos já que o usuário lê substancialmente mais informações. 3 diretrizes foram dadas por Jakob no livro para links profundos.

  1. Informe os usuários onde eles estão e como podem prosseguir para outras partes do site. Neste caso é importante o nome ou logotipo da empresa no canto superior esquerdo, um link de um único clique para a homepage e um sistema de busca no site preferivelmente no canto superior direito.
  2. Oriente o usuário quanto ao restante do site. Se o site possuir uma estrutura hierárquica utilize um "breadcrumb trail" ou "trilha de migalhas de pão" ou "caminho do rato" que são links que permitem que os usuários subam e desçam na hierarquia do site.
  3. Não pressuponham que o usuário seguiu um único caminho para chegar a página atual. Talvez os usuários perderam algumas informações na hierarquia.
 

Copyright © Fernando Hidemi Uchiyama 2010 - Todos os direitos reservados