Rolagem

Categoria: Usabilidade
Publicado em 13 de Novembro de 2010

A maioria dos usuários não rola por uma página e, quando fazem, não rolam muito. Nossos usuários rolaram por 1,3 telas de informações em média - significando que eles visualizaram um total de 2,3 telas, incluindo aquela inicial acima da dobra.

Qualquer informação numa página mais longa que 2,3 telas corre o risco de ser menosprezada.

Uma conclusão diferente e mais apropriada é que os usuários estão tão ocupados e há tantas informações sobre a Web que não vale a pena se aprofundar em uma página exceto quando as informações inicialmente visualizadas transmitem claramente o valor que ela tem para elas. Como a maioria das páginas tem pouco valor, os usuários, corretamente, optam por evitar rolar por ela na maiora das vezes.

Se estiver projetando um website, você deverá levar esse fato em consideração e certificar-se de apresentar informações suficientes acima da dobra para fazer com que eles queiram ver o que está abaixo dela.

Rolagem por tipo de página:

Tipo de página Usuários que rolaram
Homepage (primeira visita) 23%
Homepage (quarta visita e posteriores) 14%
Páginas internas 42%
Páginas de resultados de sistema de pesquisa 47%
 

Copyright © Fernando Hidemi Uchiyama 2010 - Todos os direitos reservados