15 questões de usabilidade

Categoria: Usabilidade
Publicado em 13 de Novembro de 2010

1. Em construção

É uma idéia ruim postar sinais do tipo "em construção". Os usuários dizem: "ou o site funciona, ou não funciona". A principal diretriz para este item é evitá-lo e não anunciar recursos até estarem prontos.

Se for um recurso importante ou um produto que vai vender, ofereça aos usuários a opção de enviar um aviso por correio eletrônico quando a página estará disponível.

Os usuários não gostam de clicar em vão.

2. Links que não mudam de cor

A diretriz de design mais antiga para qualquer tipo de design navegacional é ajudar os usuários a entender onde eles estavam, onde eles estão e aonde eles podem ir.

Na web os links são um fator fundamental nesse processo de navegação. Os navegadores web fornecem um recurso importante de navegação: permitem que designers mudem a cor do link de uma página depois de um usuário tê-la visitado. Mudar a cor dos links visitados faz parte da navegação na Web desde que o Mosaic foi entregue pelo National Center for Supercomputing Applications (NCSA) em 1993.

Altere a cor dos seus links visitados. Não alterar as cores cria confusão navegacional, pois os usuários não conseguem perceber claramente suas diferentes escolhas ou onde eles estão.

3. Botão voltar

O botão voltar é o segundo recurso mais utilizado na navegação na Web. Mesmo que haja um link direto para a página onde o usuário deseja ir, a maioria tende a simplesmente clicar múltiplas vezes neste botão até retornarem ao lugar desejado. Usuários especialistas também podem clicar no ponteiro sobre o botão voltar para abrir um menu do seu histórico completo de páginas visitadas e ir diretamente para uma localização anterior.

Alguns websites utilizam-se de mecanismos que desativam a funcionalidade do botão voltar. Quando estiver desenvolvendo um site, é válido testar se o botão voltar funciona realmente como deveria (ex.: usar javascript para ocultar a barra de ferramentas, navegação em tela cheia, abrir uma nova janela crua do navegador, implementar redirecionamentos que confundem o browser etc).

O botão voltar fornece 3 benefícios:

1) O botão voltar sempre estará disponível, ele sempre está na mesma localização e sempre funciona da mesma maneira, refazendo um passo por vez. Como o botão é grande, é mais fácil clicar nele.

2) O reconhecimento é melhor do que lembrar o design da interface com o usuário.

3) Como o botão voltar é um alvo de clique relativamente grande, é mais rápido utilizá-lo do que o link navegacional comum.

4. Abrindo novas janelas do navegador

Ao clicar em um link ou em um botão, os usuários esperam que uma nova página da Web apareça no lugar da última. Violar essas expectativas interfere na sua experiência de navegação.

Os designers costumam dizer que abrem novas janelas para não perder os visitantes do site. Por essa razão, novas janelas são particularmente comuns ao estabelecer links para outros Websites. Mas, em última instância, é um caso perdido manter os usuários presos ao seu site. Se as pessoas quiserem mesmo sair, elas o farão. E se os usuários seguirem um link para um outro site e quiserem voltar ao seu site, eles invariavelmente farão isso clicando no botão voltar, uma vez que essa é a maneira mais popular para revisitar páginas.

A proliferação de janelas de navegador apresenta uma série de problemas de usabilidade, principalmente no primeiro acesso ao seu website. Mais fundalmentalmente, elas poluem os espaços de trabalho dos usuários com um número maior de janelas do que elas solicitaram, às vezes causando panes ou erros de memória. São os usuários que precisam eliminar essas janelas excedentes, supondo que eles possam encontrá-las na barra de tarefas do sistema.

Os navegadores da Web incluem um recurso muito bom para abrir um link em uma nova janela: o usuário pode clicar com o botão direito do mouse no link e escolher a opção "Abrir em uma nova janela". Ou seja: se os usuários quiserem novas janelas, eles podem abrí-las.

Abrir novas janelas:

a) interrompe a experiência esperada pelo usuário

b) polui a tela do usuário com objetos indesejáveis

c) impede a capacidade do usuário de retornar às páginas visitadas

d) cobre a janela em que o usuário está atualmente trabalhando

e) pode fazer com que os usuários acreditem que os links estão inativos porque parecem não ter nenhum efeito quando de fato as informações são exibidas em uma outra janela.

Exceção:

Como os usuários costumam fechar as janelas de documento, as melhores diretrizes para criar links aos documento não-web são:

1) abrir documentos não-web em uma nova janela do navegador.

2) alertar os usuários antecipadamente do fato de que uma nova janela aparecerá.

3) remover as ferramentas do navegador (como o botão voltar) da nova janela.

4) acima de tudo, evite que o navegador exiba o documento. Em vez disso, forneça uma opção para salvar o arquivo em disco.

5. Janelas pop-up

Hoje as janelas são um mal maior ainda contra a usabilidade. Os usuários ficam cada vez mais irritados com pop-ups, e alguns inclusive instalam softwares especiais para bloqueá-los.

Para a maioria dos usuários, a simples abertura de pop-ups é uma razão suficiente para evitá-los. Pop-ups geralmente chegam como uma surpresa e distorcem o que os usuários esperam da Web, que é de ter as informações exibidas na janela principal. Além disso, pop-ups têm uma má reputação porque eles quase sempre aparecem em sites de jogos de azar e sites pornográficos.

Muitos usuários fecham os pop-ups o mais rapidamente possível, mesmo antes de o conteúdo ter sido completamente exibido. O fato de ser um pop-up é uma razão suficiente para querer que ele desapareça rapidamente.

Os pop-ups geram carga adicional cognitiva porque o usuário tem que lidar com várias janelas.

Atualmente existem muitos bloqueadores de pop-ups que, inclusive, já vem instalados com sistemas antivírus. As novas janelas não são abertas porque o bloqueador as bloqueia, muitas vezes sem que o usuário sequer perceba que isso aconteceu.

6. Elementos de design que parecem anúncios

É bem conhecido que usuários exibem uma incrivelmente poderosa "cegueira a banners" ou anúncios. Estudos de monitoramento da fixação ocular registraram fixações da ordem de microsegundos em banners, mas quase nunca fixações ou leituras mais longas.

A cegueira a banners expandiu-se além do deliberado de não olhar para banners e passou a incluir rejeição a qualquer coisa que normalmente sinalize informações ou anúncios irrelevantes. De fato, em uma página web, qualquer coisa que seja muito colorida e grande corre o risco de ser ignorada, particularmente se incluir animações.

Usuários foram condicionados a supor que todas as partes úteis da web aparecem como texto simples.

7. Violando convenções da web

Vamos lembrar da lei de Jakob da experiência do usuário na internet: os usuários gastam a maior parte do tempo em outros websites. Mesmo se multidões de usuários visitarem seu site porque ele é o maior e o mais proeminente na Web, as visitas acumuladas a outros sites continuarão a superar muito o número de vistas do seu.

Isso signifca que os usuários criam expectativas em relação ao seu site de acordo com aquilo que eles aprenderam a esperar dos outros. Se eles estiverem acostumados a padrões e convenções de design predominantes, vão esperar encontrá-los também no seu site.

8. Conteúdo vago e modismo vazio

Os usuários são extremamente impacientes e dedicam muito pouco tempo para cada página visitada. Quanto mais rebuscadas as descrições, mais os usuários as descartam e vão para outros locais. É essencial dizer rapidamente o que você oferece e o que os usuários vão encontrar. Informações detalhads devem aparecer como forma de link, para que somente os usuários que desejam visualizá-las, cliquem nela.

Contéudo inútil não apenas irrita as pessoas: é uma importante causa de vendas perdidas.

Utilizar uma linguagem complexa não apenas prejudica enuanto os usuários estão no seu site. Antes de tudo, isso pode evitar que os usuários localizem seu site porque aqueles que utilizam uma linguagem simples serão mais bem classificados nas listagens da página de resultados de um sistema de pesquisa (utilizar palavras básicas e claras é a técnica SEO número 1).

9. Conteúdo denso e texto não escaneável

Blocos densos de texto são uma causa de repugna para usuários da web. A simples visão de uima página repleta de texto sugere imediatamente aos usuários que eles terão um árduo trabalho para extrair as informações desejadas. Em termos da coleta de informações, blocos de texto são análogos ao casco de uma tartaruga. Muitos predadores deixarão a vagarosa criatura ir porque simplesmente não vale o tempo e os esforços de quebrar e abrir o casco para chegar à carne. Da mesma maneira, os usuários da web costumam pensar que pesquisar um texto denso leva mais tempo do que isso vale a pena.

O texto deve ser breve, escaneável e acessível. Em geral, deve-se utilizar metade das palavras para a web do que utilizaria para mídias impressas. Na redação para a web é sempre melhor iniciar com a conclusão de modo ue as pessoas que lêem apenas a primeira ou segunda linha em uma página continuem obtendo conteúdo principal.

10. Tempo de download lento

A maioria dos sites que cresceram significativamente na década de 1990 apresentava interfaces simples com poucas imagens gráficas e rápido download de páginas. Os designers gráficos reclamavam, mas os usuários adoravam.

A maioria dos sites que cresceram significativamente na década de 90 apresentava interfaces simples, com poucas imagens gráficas e rápido downloa de páginas. Os designers reclamavam que o Yahoo!, Amazon, Ebay e Google tinham visual primitivo e feio, mas os usuários os adoravam porque eles eram rápidos (e obviamente eram úteis).

11. Frames

Quando foram desenvolvidos, os frames desrespeitaram muitas convenções de interface com as quais os usuários aprenderam mais a contar, por exemplo, poder criar um favorito para marcar uma página ou enviar por correio eletrônico a URL a um amigo, além de interferir no sistema de pesquisas.

12. Flash

O uso de Flash, de modo geral: quebra o botão voltar do navegador, não funciona com o favoritos, causa problemas com sistema de busca e acessibilidade com usuários com deficiência.

O Flash encoraja à animação gratuita. Veja que a animação tem claramente seu espaço na comunicação on-line, mas esse espaço é limitado.

Muitos designers, quando vão construir um website com Flash, violam princípios de usabilidade web empregando apresentações no estilo televisivo em vez de no estilo de mídia interativa. Independentemente da elegância do visual, quando os usuários precisam esperar sem nada a fazer, ficam entediados e perdem o entusiasmo pelo site.

Um outro problema relacionado à animações Flash é que os designers costumam introduzir elementos de controle de interface gráfica não-padrão. De quantos tipos de barra de rolagem precisamos?

As pessoas preferem navegação previsível e menus estáticos.

Se seu conteúdo não for bom ou for cansativo, não use o Flash para embelezar uma página. Os usuários de internet estão em busca de contéudo e não de elementos gráficos.

13. Listagens de pesquisas de baixa relevância

Depois da navegação o campo de busca é a maneira mais comum de as pessoas encontrarem o que estão procurando.

Contudo, mesmo hoje em dia, poucos websites têm um campo de busca eficiente e fácil, e muitos sites retornam resultados irrelevantes.

Por exemplo, quando o nome de um produto é pesquisado, os produtos para a palavra buscada devem ser listados no topo, não press releases e artigos aparentemente arbitrários.

14. Design poluído

Páginas que sobrecarregam os usuários com uma profusão de elementos em movimento, luzes intermitentes e links pobremente estruturados eram um maldição no início da web. Os designers pareciam acreditar que, quanto maior o número de detalhes, melhor a chance de que algo atrairia a atenção do usuário. Naturalmente, o que realmente acontecia era que os usuários saíam desses sites e passavam o tempo naqueles mais simples.

15. Páginas splash

Telas splash são abomináveis. Elas dão aos usuários a primeira impressão de que um site cuida mais da sua imagem do que da solução dos problemas deles.

Além disso, elas impedem que o site seja acessado rapidamente, requerendo que a tela de splash seja visualizada antes.

As telas de splash costumam ser úteis apenas no primeiro acesso do usuário e não mais, então porque exibí-la todas as vezes que o usuário vai entrar no seu website? Imagine o portal do Terra ou Globo com uma uma tela de splash.

 

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